Texto escrito após uma conversa com Danilo, 33 anos, morador de rua e PHD em fazer merda.
Pra que toda essa ansiedade, moça? Se os dias são vividos assim, um a um, se os minutos tem exatamente sessenta segundos, e você é obrigada a viver cada milésimo por vez, nada a mais e nada a menos. O que te aflige? Pra que essa preocupação toda com o futuro, se você só muda o que está por vir quando mudar o agora? Porque tanto medo de não ser feliz, se a vida é construída dos momentos que você vive? Pra que se preocupar com algo que, talvez no futuro, seja motivo das suas risadas? Pra que sofrer por antecipação?
Pra
que
?
Os dias são únicos, e aí deles se não fossem. Curta o prazer do momento, não precisa viver como se o mundo fosse acabar amanhã e você precisasse resolver todos seus problemas. Atitudes precipitadas, angustias por coisas que nem aconteceram ainda, e que talvez nem aconteçam. Fodeu? Fodeu. Pronto. Encare a realidade que o destino te reservou. Você é um problema, porque sua existência te faz um problema. Você não sabe lidar com a sua própria vida.
Uma vez me disseram que a felicidade se constrói dia a dia. Sem essa de ficar adiando nada.
"Um milhão de reais resolveria sua vida?"
"Claro que não."
Resolveria a sua? Se sua resposta for não, então repense seus ideais. Você só vai ser feliz quando se formar? E depois vai ter que trabalhar (e muito), não se esqueça. Pare de adiar sua felicidade. Uma vida feliz é construída de dias felizes. Dias felizes são só pontos de vista. Pare de esperar o depois, menina. Porque ele pode não chegar, e quando você menos espera entra num triângulo vicioso:
Se frusta com o passado,
Esquece o presente,
Tem medo do futuro.
Olhe para o seu relógio agora e pense nas coisas que você poderia estar fazendo. No beijo, no abraço, no toque, na conversa. A vida é medida por momentos, não pelo seu calendário. Quantos momentos inesquecíveis você já viveu? Então viva, garota. Viva o agora, deixa que do futuro o universo se encarrega.
E lembre-se da lição número um da vida: A pressa é inimiga da perfeição.


